Primavera – a estação das flores de manjericão


maxresdefault
Dia 23 de setembro é a data que marca oficialmente o início da estação Primavera.
É a época em que várias espécies de plantas florescem, fato este que favorece o cultivo do nosso queridinho manjericão.

 

No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a estação da primavera compreende o período de 23 de setembro à 21 de dezembro.

 

Este período tem a característica de elevar a umidade do ar provocando chuva de forma abundante. A mudança da umidade do ar, bem como, o surgimento de temperaturas moderadas favorecem o crescimento das plantas.

 

E como já sabemos, o manjericão tem um desenvolvimento melhor em locais que apresentam as características típicas do período primaveril: focos de sol não intenso, solo úmido e temperaturas amenas.

 

O clima moderado da estação da primavera contribui também para o surgimento das flores nos pés de manjericões. Estas flores por sua vez chamam a atenção de agentes polinizadores como abelhas e borboletas, os quais contribuem no processo de polinização das várias espécies de manjericão, conduzindo o pólen para que outra flor possa se reproduzir.

 

polen

Mas é importante lembrar da necessidade de podar as flores que surgem nos galhos de manjericão. A poda destas flores garante um tempo de vida mais longo aos pés de manjericões, apresentando maior vigor e evitando a mistura do gosto e aroma com outras flores.

 

Abaixo, segue dica e foto ilustrativa de como podar as flores do manjericão:

Para plantas como manjericão, deve-se cortar a flor logo abaixo dos pares de folhas superiores, cuidando para podar o ramo logo acima do nó.

podapoda-2

 

Prestou atenção na dica???

Então, vamos aproveitar a estação das flores para reproduzir e cultivar nosso queridinho manjericão???

Mais é claro: sem esquecer dos devidos cuidados que a nossa plantinha favorita necessita para se desenvolver da melhor forma possível, em qualquer estação do ano.

 

Fontes:

http://flores.culturamix.com/informacoes/manjericao-ocimum-basilicum

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/primavera.htm

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *