Mini-Horta Urbana – Cultive Manjericão dentro de sua casa


Você quer plantar sua mudinha de manjericão e não tem espaço para ter uma horta, pois mora em uma casa sem jardim ou quintal, ou ainda, num apartamento pequeno? Já ouviu falar em mini-horta urbana?

 

A idéia da mini-horta urbana permite que você cultive qualquer espécie de planta dentro da sua própria casa. Além de aproveitar os inúmeros benefícios de consumir um alimento totalmente orgânico, você decora seu habitat ao trazer mais colorido aos cômodos com as lindas cores que as plantas apresentam. E tem mais, você também pode aproveitar a ocasião e ajudar o meio-ambiente aproveitando objetos que seriam descartados, para utilizar como vasos.

 

E então, vamos dar início a nossa mini-horta orgânica? Mãos a obra!

 

No site ecodesenvolvimento.org, em matéria sobre como ter uma horta orgânica em casa, estão listados alguns itens que devem sem observados antes de iniciar o plantio de suas mudas, tais como: clima, solo e local, pois cada espécie tem uma necessidade específica.

Como já publicamos aqui, no Blog, na matéria sobre Plantio e Cultivo, o nosso queridinho manjericão necessita de solo úmido e algumas horas de sol, portanto, escolha um local de sua casa em que seu vaso fique sob algum grau de claridade.

 

Ainda no site ecodesenvolvimento, o passo-a-passo para plantar a sua muda de manjericão, ou qualquer outra planta de sua preferência, se dá da seguinte maneira:

  1. Escolher um vaso com furos;
  2. Encher um terço do vaso com brita ou pó de brita, para a drenagem;
  3. Colocar uma mistura de duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma parte de húmus até a borda do vaso;
  4. Espalhar um pouco de areia;
  5. Plantar as mudas.

 

Você pode adquirir o vaso de acordo com o tamanho, cor, forma, enfim, toda e qualquer especificidade que se enquadre melhor com o local disponível de sua casa. Mas tem mais, como dissemos no início deste post, podemos utilizar objetos classificados como material seco, os quais descartamos diariamente, para utilizar como vaso. Assim, iremos contribuir com a sustentabilidade do nosso planeta ao dar serventia a um objeto que seria descartado.

 

Você pode utilizar latas, canecas ou xícaras, potes plásticos e garrafas pets, ou seja, use a sua criatividade no momento de escolher o objeto que você quer utilizar como vaso.

 

Segue algumas idéias ilustradas em fotos, como sugestões para plantar sua muda de manjericão (e qualquer outra planta de sua preferência) e construir assim a sua mini-horta urbana:

Utilização de latas como sugestão para plantar mudas de manjericão

Utilização de latas como sugestão para plantar mudas de manjericão

Utilização de canecas ou xícaras como sugestão para plantar mudas de manjericão

Utilização de canecas ou xícaras como sugestão para plantar mudas de manjericão

Utilização de garrafas pets como sugestão para plantar mudas de manjericão

Utilização de garrafas pets como sugestão para plantar mudas de manjericão

 

Fontes: 

http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/aprenda-a-fazer-uma-horta-organica-dentro-de-casa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *