Cultivo de Manjericão auxilia no combate ao Aedes Aegypti


De acordo com a médica naturalista Henriqueta Sacramento, algumas plantas, como por exemplo o manjericão, tem o poder de afastar insetos funcionando como repelente. E tal vegetal se torna um grande aliado no combate ao Aedes Aegypti.

 

Engana-se quem pensa que a prevenção contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, deve ser feita somente no verão. Agora, no outono, e até mesmo no inverno, quando a população do mosquito está relativamente mais baixa, os cuidados devem permanecer e serem até intensificados, uma vez que estes danadinhos procuram o aconchego do nosso lar em busca de temperaturas mais altas.

 

Além do manjericão, Henriqueta relaciona também o Capim Citronella, Capim Cidreira, Alecrim, Andiroba, Cravo da Índia e Melissa. Tais plantas contém óleos essenciais, que ao serem liberados acabam por afastar insetos, como mosquitos.

 

A médica salienta ainda que essas essências são lançadas em momento de estresse da planta, ou seja, em contato com o vento e o sol, liberando, neste momento, substâncias que permitem criar uma espécie de barreira natural.

 

Abaixo, está disponibilizado o vídeo contendo a entrevista completa realizada pela equipe do site G1.com com a médica naturalista:

 

A equipe do MANJERICÃO tem enorme satisfação em divulgar esta matéria sobre o benefício que a nossa planta destaque traz no combate ao Aedes aegypti. Porém, como a própria médica Henriqueta Sacramento menciona na ocasião de sua entrevista (e como pode ser conferido no vídeo e na matéria completa do site G1) destacamos a importância de todas as ações a serem adotadas e praticadas no combate deste mosquito que tem preocupado a todos.
cartilha divulgada no site da Secretaria Estadual da Saúde

 

Para isso, estamos disponibilizando ao lado, cartilha divulgada no site da Secretaria Estadual da Saúde a qual contém algumas dicas dos cuidados a serem tomados para impedir a reprodução de mosquitos em geral.

 

Divulgamos também o site do referido órgão, onde podem ser encontradas maiores informações e esclarecimentos sobre o assunto. (http://www.saude.rs.gov.br/lista/771/Combate_ao_aedes)

 
 
 
 

Finalizamos este post com um convite: Plante manjericão na sua horta! Tenha uma mudinha dentro da sua casa! Além dos muitos benefícios que a planta disponibiliza ao ser consumida, ela contribui também à nossa saúde ao afastar os insetos à nossa volta através do seu delicioso aroma.

 

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/12/plantas-podem-ser-aliadas-contra-o-aedes-aegypti-diz-medica-do-es.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *