O que é o Manjericão?


Manjericão orgânico

O Manjericão, conhecido também como Alfavaca, nada mais é do que uma planta que pode ser utilizada tanto na culinária como na medicina tradicional. O nome científico do Manjericão é Ocimum Basilicum e, de acordo com o artigo publicado por Fabíola de Lima, na revista Oswaldo Cruz, o nome da espécie basilicum é devido ao formato da folha que lembra uma basílica.

Na culinária, as folhas podem ser usadas como tempero aromático, sendo indispensável na pizza marguerita e como ingrediente principal do molho pesto. Já na medicina tradicional as folhas são utilizadas como planta medicinal na preparação de chás. Medicinalmente é considerado poderoso antisséptico, carminativo, digestivo, inseticida e analgésico (FURLAN, 1998).

Fabíola afirma ainda em seu estudo que “o manjericão pode ser classificado como alimento funcional tendo em vista que é fonte de nutrientes e está relacionado com a prevenção de doenças.”

 

Mais adiante publicaremos novas matérias falando sobre os tipos de manjericão, suas propriedades e os benefícios que este vegetal proporciona à saúde ao ser consumido.

 

Fonte: http://www.revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Fabiola_de_Lima_Milita%CC%83o.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *